segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Conheça a anencefalia

Conheça um pouco sobre anencefalia. Você é contra ou a favor da permissão para o aborto terapêutico nesses casos?





Hoje estou disponibilizando em nosso blog, um assunto muito interessante, mas muito pouco conhecido, a anencefalia. Ela se caracteriza por uma má formação, raríssima, do tubo neural, que acontece por um defeito no seu fechamento, ainda nas primeiras semanas de formação embrionária.


Segundo um Relatório do Comitê Nacional de Bioética Italiano -21 de junho de 1996. Apesar do nome sugerir a ausência total do encéfalo, observa-se graus variados de danos encefálicos, o que dificulta sua definição. Dessa forma,  a anencefalia não é uma má-formação do tipo 'tudo ou nada', ou seja, não está ausente ou presente, mas trata-se de uma má-formação que passa, sem solução de continuidade, de quadros menos graves a quadros de indubitável anencefalia. Uma classificação rigorosa é, portanto quase que impossível.

O risco de incidência é aumentado em 5% a cada gravidez subsequente. Porém mães diabéticas têm maior probabilidade de gerar filhos com esse problema. Também foi relatado uma maior incidência em casos de gravidez de mães muito jovens ou com idade avançada. Segundo a Anvisa , uma das formas de prevenção que é com a ingestão de ácido fólico durante a gestação.

Infelizmente não há cura ou tratamento padrão para os casos de anencefalia e o prognóstico é a morte. A maioria não sobrevive ao nascimento, mas já existiram alguns casos em que pacientes sobreviveram até os 2 anos de idade.

No Brasil, em 2012, o aborto terapêutico foi autorizado para fetos com anencefalia.

Existem pessoas que são contra essa "permissão para matar", mesmo se tratando de um caso tão grave e sem cura. Gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto.

Deixe seu comentário.


Por: Marcos Souza.
Comentários
0 Comentários
 
© Notícias e dicas teen - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARCKINHUS SOUZA.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo