terça-feira, 20 de agosto de 2013

Por que sentimos ciúmes?

Sentir ciúmes é super normal, mas até que ponto ele é aceitável em um relacionamento? Por que algumas pessoas têm menos ciúmes que outras? Existem muitas dúvidas que vamos tentar debater nesta postagem.





Para começar, vamos falar sobre algo que é responsável por cerca de 90% dos casos de ciúmes: Os relacionamentos amorosos. 
Como já vimos em outras publicações, ter uma relação saudável não é nada fácil, por vários fatores. A vida muda, você muda, o seu amor muda e precisamos estar preparados para isso. Uma coisa muito comum, é encontrarmos alguém que no começo da relação afirma não ser ciumento, mas basta alguns meses para uma situação comum do dia a dia, despertar esse sentimento possessivo no seu parceiro.

Isso mesmo, sentimento possessivo. Assim como ficamos orgulhosos sobre nossas conquistas materiais e queremos preserva-las, não emprestando a ninguém, o ciúme também é decorrente de pensamentos semelhantes.

Mas é correto tratar alguém da mesma forma que tratamos um bem material? Já parou pra pensar nisso?

Certamente, quando temos insegurança ou não confiamos em nosso companheiro, a probabilidade de termos "medo de perder" é maior, então tomamos atitudes insensatas que podem destruir o relacionamento construído. 

Precisamos estar atentos aos nossos sentimentos, por que nem tudo que sentimos condiz com a realidade. Pare pra pensar, você já sentiu vontade de fazer algo no calor da emoção, porém se arrependeu depois, ou agradeceu a Deus por não ter feito, porque quando se lembrou da situação percebeu que estava fora de sí. Tenha em mente que a emoção guia nossas ações de maneira indireta, sem ela você seria puramente estático e não teria vontade para nada. Quando agimos por impulso podemos magoar pessoas inocentes e o ciúme faz isso a todo instante.

Se você que está lendo esta publicação se acha ciumento demais. Temos algumas dicas:

1- Tenha uma conversa aberta com seu amor. Essa dica pode parecer óbvia, mas aqui estamos falando de uma conversa inteligente e sem exaltações. 

2- Pesquise mais sobre ciúmes e encontre os seus erros. Na maioria das vezes a pessoa que sente ciúme age por reflexo, sem pensar, por isso quase sempre não tem razão, apenas emoção.

3- Depois de reconhecer os erros mais comuns, tente lista-los. Ao fazer isso você tentará decorar os fatos mais comuns que despertam aquela agonia que te faz perder a cabeça. Quando se deparar com a situação, aguente firme, no começo vai ser ruim mas com o tempo isso vai sumir.

4- Aprenda a ver as coisas por ângulos variados. Nem sempre temos razão, mudar nossos conceitos pode nos fazer crescer e amadurecer muito.

Tente estabelecer limites e respeita-los. 

Se a sua outra metade for ciumenta não tente confronta-la, isso despertaria ainda mais a aflição dela  sobre o assunto. A melhor maneira de convencer uma pessoa ciumenta é entendendo-a antes de critica-la.

Apesar de deixarmos algumas dicas, não é possível esgotarmos tudo sobre o assunto. Então busque novas informações, existem muitos sites e revistas que falam sobre o tema.


Gostou? Deixe seu comentário.

Por Monica Souza. 
Comentários
0 Comentários
 
© Notícias e dicas teen - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: MARCKINHUS SOUZA.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo